INICIA-SE O DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE AÇÃO AGRÍCOLA NO MUNICÍPIO DE JUSSARA, PARCERIA ENTRE O FUNDO DE INCENTIVO A CULTURA DO ALGODÃO (FIALDO) E AS INSTITUIÇÕES FAJ, PREFEITURA, A EMATER, A SECRETARIA DE AGRICULTURA E O SINDICATO RURAL.

 

Em 16 de março de 2023, ocorreu uma reunião estratégica no Gabinete da prefeitura de Jussara - GO, com o objetivo de discutir o desenvolvimento agrícola para fomentar a cultura do algodão no município. A prefeita Maria Idali Bontempo (Branca), juntamente com Raul Maciel, diretor executivo do Fundo de incentivo do Algodão (FIALGO), Camila Santos, coordenadora de Agronomia da Faculdade de Jussara (FAJ), Mellânia Assunção, técnica de campo da Emater, Arthur Junqueira, presidente do Sindicato Rural, Francisco Rubião, secretário de Agricultura, e Walther Talhes Henrique da Silva, secretário de Finanças, estiveram presentes na reunião.

Na ocasião, a FIALGO apresentou suas intenções de promover o desenvolvimento da cultura do algodão em Jussara, o que foi bem recebido pelos participantes. Eles também discutiram a possibilidade de estabelecer uma unidade de pesquisa na região, levando em conta as particularidades edafoclimáticas e a demanda por estudos que possam contribuir com a agricultura local.

As entidades de desenvolvimento de Jussara, incluindo a prefeitura, a Emater, a Secretaria de Agricultura e o Sindicato Rural, colocaram-se à disposição para o desenvolvimento de um plano de ação agrícola no município. A FAJ também se comprometeu a cooperar no desenvolvimento de um plano de pesquisas para as principais culturas da região, como feijão, soja, milho e algodão. A faculdade conta com profissionais capazes de fortalecer o desenvolvimento de pesquisas estruturadas, incluindo teses de doutorado, bem como estudantes de agronomia para auxiliar na aplicação de protocolos de pesquisa em cooperação com a FIALGO.


FIALGO - 
Criado pela Lei estadual 13.506, de 09 de setembro de 1999, o Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão (Fialgo) está situado na Casa do Algodão e tem como objetivo participar ativamente das ações da cadeia produtiva do algodão em Goiás, bem como executar e dar suporte financeiro para execução de projetos, visando o desenvolvimento da cotonicultura goiana.

Os objetivos específicos do Fialgo constantes na Lei 13.506 são: melhorar a qualidade e incrementar o processo de industrialização da fibra do algodão produzido; promover a recuperação, estimular a expansão e aumentar a produtividade agrícola da cultura do algodão; pesquisar novas variedades de sementes; controlar pragas e doenças que atacam a cultura; treinar mão-de-obra e promover eventos técnicos.

Os principais projetos executados e/ou financiados pelo Fialgo em Goiás são:

Projeto de Monitoramento e Controle do Bicudo;
Dia do Algodão;
Transferência de tecnologia com a organização e participação em eventos sobre algodão.

Comentários