FACULDADE DE JUSSARA E PREFEITURA MUNICIPAL REALIZAM VISITAS AO GAPES E IGA. Na última sexta-feira (03/03), a coordenadora do curso de Agronomia da FAJ, Ma. Camila Santos, participou de visitas ao Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano – GAPES e ao Instituto Goiano de Pesquisa – IGA.

 

Na última sexta-feira (03/03), a coordenadora do curso de Agronomia da FAJ, Ma. Camila Santos, participou de visitas ao Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano – GAPES e ao Instituto Goiano de Pesquisa – IGA. Na ocasião, a coordenadora esteve acompanhada do secretário de agricultura do município de Jussara, Francisco Rebouças e da representante local da EMATER, Mellânia Pereira Assunção. 

A programação inclui visitas aos campos de pesquisas das duas instituições, que atuam em prol do desenvolvimento científico e tecnológico da agropecuária goiana, sendo que ambas atuam no sudoeste do Estado. 

A visita faz parte da iniciativa por meio da qual a Faculdade de Jussara, em parceria com a prefeitura municipal, via Secretaria da Agricultura, busca a implantação de iniciativas de pesquisa e desenvolvimento da agricultura na região do Vale do Araguaia, em especial, um campo experimental. 

Como resultado, tanto a Profa. Camila, quanto o secretário Francisco, fizeram uma avaliação positiva, indicando que as parcerias propostas poderão render frutos em um futuro próximo. Inclusive, já houve manifestação da intenção do IGA em realizar uma visita ao município de Jussara, que deverá ser agendada nos próximos dias, ocasião em que se espera discutir uma possível parceria conveniada. 

O Vale do Araguaia possui características naturais únicas. No entanto, pesquisas específicas para a área ainda são escassas ou insipientes. Assim, iniciativas de estudos que possam contribuir para o ajuste fino do manejo na região poderão representar significativos ganhos de produtividade, o que deverá tornar-se a atividade ainda mais atrativa e rentável. Dessa forma, cada vez mais produtores e empresas voltarão seus olhos para a região, que já é uma das regiões mais promissoras do Centro-Oeste para a expansão da atividade agrícola. 

Finalmente, tais pesquisas somente poderão ser viabilizadas por meio de parcerias de cooperação científica, tecnológica e financeira, o que, justamente, a FAJ e a Prefeitura Municipal, duas instituições comprometidas com o desenvolvimento do município de Jussara, estão buscando. 

 IGA – INSTITUTO GOIANO DE AGRICULTURA 

 O Instituto Goiano de Agricultura (IGA) foi criado no dia 4 de agosto de 2017, com objetivo de oferecer apoio ao produtor a desenvolver a agricultura goiana e brasileira, tornando-se um modelo de sustentabilidade e produção que poderá ser seguido pelos demais produtores. 

 O instituto fica situado na Fazenda Rancho Velho, no município de Montividiu-GO, onde desenvolve projetos para aumento de produtividade e de sustentabilidade no campo. 

GAPES - GRUPO ASSOCIADO DE PESQUISA DO SUDOESTE GOIANO 

 Constituído em 16 de junho de 2000 com sede localizada em Rio Verde é um Grupo é constituído por 38 associados, produtores rurais, que cultivam lavouras de soja, milho, algodão, feijão e outras, compreendendo cerca de 220 mil hectares anuais. 

 Os associados atuam no estado de Goiás, nos municípios de Rio Verde, Montividiu, Caiapônia, Paraúna, Doverlândia, Iporá e Chapadão do Céu; no estado do Mato Grosso, nos municípios de Ribeirão Cascalheira e Nova Ubiratã; em Minas Gerais, no município de Unaí e na Bahia, no município de Luiz Eduardo Magalhães. O Grupo conta com o CNA e a pesquisa, para auxiliar nas suas decisões. 



Agradecimentos ao texto enviado a redação pela Profª Coordenadora do Curso de Agronomia Camila Santos.

Comentários